Lei Nº 14.074, de 31/07/2007 no Estado de SANTA CATARINA.
Lei Nº 13.640 de 08/09/2003 no Município de São Paulo.
Filosofia Verso Massoterapia
A massagem ou modernamente denominada de Massoterapia, é um conjunto de manipulações ou manobras Clássicas e Modernas. E que por sua vez, sofreu influencias da Filosofia, mediante seus princípios filosóficos herdados dos antigos pensadores do mundo oriental e ocidental, envolvidos na prática clínica de saúde.
Os Terapeutas que nos antecederam deixaram seus conceitos através dos métodos de pesquisas cientificas e clinicas, que por sua vez, foram desenvolvidos por eles no decurso de suas atuações, como clínicos de seu tempo. E eles, davam valor para a recuperação do indivíduo, respeitando a capacidade do desenvolvimento mediante os mecanismos de concentração, meditação e a manipulação de tecidos moles do corpo humano (como no ato de massagear), como se esse fosse o centro nervoso da recuperação. Ademais, que o homem pudesse obter domínio e o controle das doenças, por acreditarem ser uma provação ou uma incorporação.
Terapeutas e pensadores numa busca incessante do equilíbrio biológico do ser humano, utilizavam métodos científicos e clínicos. Buscando encontrar técnicas que fosse capaz de contribuir com a solução de problemas, quase insolúveis para a época, com isto, as técnicas de massagem, tornou-se o verdadeiro recurso em favor da prevenção e recuperação de muitas doenças do sistema esquelético muscular e orgânico. Sendo que, o objetivo primordial desses pensadores era oferecer condições de uma prática clinica no exercício da medicina, ou melhor, na aplicação de técnicas de saúde coletiva; oportunizando aqueles que viesse receber esse tipo de tratamento a chance de restabelecer o equilíbrio funcional e biológico.
Esse método se tornou um marco norteador importantíssimo na historia da massagem. Aliás, além da verdade, na história da ciência biológica e dos métodos reabilitadores. Já que essas práticas, passava pelo crivo da arte do pensamento filosófico, então esses Terapeutas homens e mulheres, tinham o sagrado compromisso de responder as perguntas sobre o ser humano, a sociedade e a saúde. Esses mesmos princípios ligados ao pensar do passado, também influenciaram outras atividades profissionais de saúde que tiveram sua origem na antiguidade.
São inúmeras as modalidades técnicas de massagem existentes: Shiatsu, Reflexologia, Anmá, Shantala, Ayurveda, Seitai, Quiropraxia, Rolfing, Tui-ná, entre outras, bem por isso, foram apenas elencadas algumas, como mostra para perceber o quanto conceitualmente está arraigado nos princípios filosóficos em suas práticas. Influenciando com o conjunto de procedimentos e condutas, pois a filosofia versus massagem, encontra-se intimamente ligadas por Sócrates, Platão e Religiosos, que antecederam a idade média, Monges Budistas e outros pensadores que utilizavam desse método reabilitador.
Pois bem, delinear melhor os efeitos fisiológicos oferecidos pelas técnicas de Massoterapia/Massagem, as indicações, contra-indicações e precauções, torna-se muitíssimo importante e esclarecedor, tanto para a profissão como para os profissionais massagistas e massoterapeutas. Comumente, falar das técnicas da massagem, sem citar a participação da filosofia na construção histórica dessa área, não é certo. Mas informar aos futuros profissionais, diferenciando em sua formação, donde se inicia, e onde se acabam os princípios filosóficos, com objetivo de desmistificar, além de oferecer condições de fazer o aluno entender para que sirva dentro de cada método é de suma importância.
E por sua vez, também abordar quando se inicia o cientifico e técnico, dando ao aluno o direito de optar do uso dos conceitos filosóficos ou não, em suas práticas clinicas de massagem. Oferecendo com isso, o direito para Massagista/Massoterapeuta, em somente utilizar os conteúdos científicos e técnicos dessas modalidades.
Por fim, as Escolas Técnicas de Massoterapiadeve se adequar em suas formações, não permanecendo agarridas apenas aos princípios, e sim, devendo formar os alunos que farão os referidos cursos com as metodologias de ensino apropriadas e fundamentadas cientificamente, levando a um entendimento técnico em sua aplicação, para restabelecer o equilíbrio energético e recuperar a saúde e vitalidade do homem.
* Évito Gomes – Massoterapeuta, formado pela Fundação Catarinense do Trabalho - FUCAT,
Técnico Superior em Terapia Física e Reabilitação - I T S – Instituto Tecnológico de Saúde – Havana – Cuba,
Diretor Conselheiro do Conselho de Ética do CONBRAMASSO – Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia.
Contato: Secretaria
Telefone(s): (11) 5575 5431
E-mail: diretoria@conbramassoconselho.com.br
Site:
CONBRAMASSO
Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia
Rua Nuporanga, 77 - Vila Mariana - CEP 04020-020 - São Paulo - SP
Fone: (11) 5575 5431 - WhatsApp (11) 99473-0570
E-mail: contato@conbramassoconselho.com.br